MINHA
HISTÓRIA

Origem

Eu sou José Ivan de Santana, tenho 48 anos. Com muito orgulho, sou filho de agricultores, de dona Nair Santos Santana e seu José Irmão de Santana. Sou casado com Meirinha, a mulher da minha vida e com ela tenho três filhos: Ivan Gabriel, Fernanda Gabriela e José Ivan, que amo demais.

Sou salgadense, criado na roça, trabalhando desde cedo para ajudar meus pais no sustento da família que era grande, eram 10 filhos. Apesar do pouco recurso, nossa família sempre foi unida e pautada em valores.

Família

Eu tenho muito amor, respeito e admiração pela memória do meu pai. O perdemos em fevereiro de 2020, foi um tempo difícil, mas que mostrou nossa união. Ele lutou bravamente contra um câncer, todos os filhos se uniram para cuidar dele conforme nossas possibilidades e assim como ele sempre fez o melhor por nós, nós fizemos por ele. Sou muito grato ao seu José Irmão, ele me ensinou a andar com minhas próprias pernas e a ser cordial com todos, mesmo com aqueles que com quem não deveria andar,

Minha mãe é uma guerreira, que até hoje vive em função da família. Com ela eu aprendi a me importar com os outros e sempre entregar o meu melhor em tudo que fosse fazer.

Eu tenho a sorte de ter 09 irmãs, graças a elas minha infância e adolescência são repletas de boas memórias. Sempre fomos unidos, a ponto delas brigarem na rua para me defender! Elas me ajudaram muito na escola até a 4a série, me ajudando a decorar as lições dos livros, uma vez que eu não sabia ler. O cuidado que recebi delas era tamanho, que a minha irmã mais velha pagou para obturar meus dentes e eu não precisasse arrancá-los ainda na juventude.

Minha vida sempre foi pautada em muita fé em Deus, no trabalho e nas pessoas. Eu tive várias atitudes de fé durante a caminhada, como quando desejei trabalhar na antiga Azaleia, o quando comprei a Kombi, ou quando fiz a loucura (para muitos) de comprar meu primeiro ônibus.

Quando ganhei a licitação da cidade de Estância, morei dentro do ônibus, fazendo as necessidades no posto de gasolina e esquentando a comida no motor… sempre acreditando que dias melhores viriam.

Eu só sou Ivan do Ônibus, porque eu tive a fé corajosa de comprar fiado uma frota completa de ônibus, após vencer uma grande licitação. Isso só foi possível porque tudo é possível para quem tem fé e disposição para trabalhar no que acredita.

Visionário em busca de legado

Então, muitos (inclusive os da minha família) me perguntam: “Ivan, porque essa invenção de ser prefeito?” E eu respondo com todo carinho do mundo. Hoje eu sou empresário e de fato eu não preciso da prefeitura para ser bem sucedido, porque isso eu já sou.

Mas eu também vim de baixo, sei o que o pobre passa e sei também a dificuldade do empresário. Eu nasci nos Eucaliptos e meu pai morreu de câncer, eu sei o que é precisar da saúde e não ter nada. Eu sei o que é querer ter sua casa e não poder. Eu vejo de perto a luta nos povoados e faço o que posso para ajudar o salgadense a prosperar, mas tem coisas que só poder público pode fazer.

Ivan não quer ser mais um prefeito, não estou fazendo isso por ego ou por dinheiro. Eu só entrei para a política porque eu quero deixar um legado para a minha gente. O povo de salgado merece prosperar e eu sei o caminho para isso. Com força, fé e trabalho vamos chegar lá.